A IMPORTÂNCIA DO PIBID PARA FUTUROS DOCENTES - Tancredo de Almeida Neves

A E.E.B Tancredo de Almeida Neves teve uma mudança tanto na questão de pibidianas - pois recebeu quatro novas garotas - como também na coordenação, em que foi recebido a professora Dulce Franceschini como nova coordenadora do subprojeto. Ao lado da professora supervisora Márcia A. Tortora as pibidianas puderam vivenciar nesse ano de 2015 a vida escolar em prática, podendo entrar em sala de aula e praticar a docência em si. As turmas as quais foram trabalhadas são três turmas de segundo ano do ensino médio, uma turma de terceiro ano e o PENOA (Programa Estadual Novas Oportunidades de Aprendizagem) para alunos com dificuldades escolar. Com o auxílio da supervisora, as pibidianas puderam estimular a leitura e a interpretação dos alunos envolvidos com o subprojeto. 
Segundo a pibidiana Daniele Grigolo "O PIBID auxiliou de forma satisfatória a escola como um todo, desviando da rotina maçante, as entradas em sala animavam os alunos e os incentivaram a prosseguir, com a troca do livro e o círculo de leitura, pudemos incentivá-los a ler um pouco mais, e a aguçar o seu senso crítico, a caminhada ainda é longa, porém temos o apoio de alunos e professores o que nos anima a prosseguir." E isso é comprovado através do desenvolvimento e evolução dos estudantes. 
Fernanda Pinheiro, também pibidiana do subprojeto, acrescenta que "O PIBID contribui significativamente em minha construção enquanto graduanda de licenciatura, a realidade do ambiente escolar tem muito a ensinar e auxiliar na postura de educador. A relação de troca com os alunos também é interessante, uma vez que eles têm muito a ensinar também. Sem dúvidas, uma experiência maravilhosa que continua a acrescentar em minha formação acadêmica e cidadã." 
Já a pibidiana Gabriele de Aguiar destaca que "eu tinha muito receio de como seria minha atuação docente, já que por característica sou uma pessoa tímida, achava que isso iria ser uma barreira no momento em que fosse entrar em sala de aula. No PIBID, com a supervisão de uma professora experiente e compreensiva, este muro foi transposto, porque eu sei que quero estar nesta jornada e não podia a timidez ser uma barreira. Vejo que aprendemos a olhar mais sobre o que queremos ensinar, e essa consolidação me deixou mais segura e objetiva; e a profissão com a qual eu escolhi já não é mais um mistério."

Por fim, podemos dizer que devemos estar sempre abertos a críticas e orientações pessoais e didático-pedagógicas a fim de crescermos como seres humanos e, acima de tudo, como excelentes profissionais. Acreditamos que com a continuação do PIBID em 2016 o trabalho continuará com muito empenho e dedicação de todos os envolvidos. 

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