Atualização do blog! Atividades realizadas no ano de 2016!
PIBID – CURSO DE LETRAS – PORTUGUÊS E ESPANHOL
COORDENADORA DO PROJETO: DULCE FRANCESCHINI
SUPERVISORA: MÁRCIA APARECIDA TORTORA
BOLSISTAS: ANGÉLICA HELFENSTEIN KAIPPER, BRUNA SCHAEFER, DANIELE GRIGOLO, DÉBORA FUNKLER, DJÊNIFER SANTIN VASSOLER, FÁBIO GOMES, FERNANDA PINHEIRO, LILIANA BENITEZ E KAROLINE APARECIDA DE OLIVEIRA
Olá pessoal!
Após mais de um ano sem realizarmos publicações no Blog, estamos de volta e pretendemos fazer uma atualização dos acontecimentos do ano de 2016, no qual, mesmo sem estarmos presentes virtualmente, nossas atividades na escola "Tancredo de Almeida Neves" continuaram com toda a força.
Para o subprojeto do PIBID de Letras, o ano de 2016 foi muito importante, nele foram realizados diversos projetos e trocas de experiências de ensino e aprendizagem entre professores, bolsistas e alunos.
No início do primeiro semestre, o número de bolsistas aumentou com a chegada das novas colegas Bruna Schaefer, Emanuelle Anchau e Karoline Aparecida de Oliveira, as quais, realizaram um projeto chamado “Jornal Mural” com a turma 301 do Ensino Médio Inovador. Este projeto tinha como objetivo dar continuidade às publicações do jornal da escola “Tancredo News” e levar aos alunos um pouco de noções jornalísticas, as quais, muitas vezes não chegam aos estudantes no ensino básico.
Outro projeto realizado pelas pibidianas Bruna, Emanuelle e Karoline foi um “Mural poético”, o qual, foi desenvolvido com a turma 81 do Ensino Fundamental. Neste projeto, os alunos tiveram contato com os gêneros poesia e paródia, sendo o produto final das atividades, um recital de poesias e a construção de um mural, onde, todas as produções realizadas nas aulas foram fixadas e expostas para a visualização do público escolar em geral.
Já os alunos das turmas 101 e 104 do Ensino Médio Inovador tiveram uma contribuição do PIBID de letras para auxilia-los em suas preparações para participarem das Olimpíadas de Língua Portuguesa. Esse apoio realizou-se com o projeto “Crônica”, realizado pelas bolsistas Djênifer Santin Vassoler, Fernanda Pinheiro e Liliana Benitez. Ao final das aplicações das atividades, foi elaborada uma coletânea, de modo a unificar os textos produzidos pelos alunos, contando também com contribuições dos mesmos para personalizar o material que foi disponibilizado na biblioteca escolar, onde, buscou-se cooperar com o acervo, através da realização de trabalhos dos educandos.
As bolsistas Daniele Grigolo, Débora Funkler e Gabriele de Aguiar, trabalharam com um projeto sobre o gênero “Artigo de opinião” e esta atividade foi desenvolvida com as turmas 203 e 302 do Ensino Médio Inovador. Nestas aulas, juntamente com a supervisora Márcia Tortora, foram realizadas atividades de interpretação, leituras e produções acerca do gênero trabalhado.
O primeiro semestre de 2016 foi muito produtivo para todos os envolvidos ao PIBID, foi marcado por muitas novas amizades, parcerias e aprendizagens. Então, após o encerramento do primeiro semestre e durante as férias letivas, todos os bolsistas dedicaram-se em produzir seus relatórios referentes aos projetos executados.
Com o início do segundo semestre de 2016, a colega Gabriele de Aguiar encerrou sua passagem pelo PIBID e todos os demais bolsistas sentem-se extremamente gratos por terem trabalhado com ela no tempo em que esteve presente. Em seguida, o estudante da quarta fase de Letras, Fábio Gomes, começou a fazer parte do PIBID e iniciou seu primeiro projeto, o qual, dizia respeito a leituras e considerações em forma de socialização do livro “As aventuras de Yara no planeta Oculares”, volume I e II. A atividade foi realizada com a 2ª série do Ensino Médio e consistia em trabalhar em sala de aula, o conceito de palavras que o livro apresenta, para que os alunos discutissem e refletissem sobre a necessidade de analisar os significantes que compõem um livro.
Neste mesmo semestre, vivenciamos um período conturbado na escola. Devido à complicada situação que o país estava vivenciando, com seus problemas políticos e sociais, a escola passou por alguns meses de “ocupação estudantil”, onde, os alunos se organizaram e passaram a realizar oficinas sobre os problemas sociais que estavam enfrentando e, deste modo, as aulas foram canceladas. Por esse motivo, muitos projetos que haviam sido planejados e também iniciados, precisaram ser interrompidos e substituídos.
As bolsistas Bruna Schaefer, Emanuelle Anchau e Karoline Aparecida de Oliveira, que estavam trabalhando com a continuação de produções do Jornal Tancredo News, agora com a turma 302, acabaram por substituir este projeto por um fotodocumentário, o qual, registrou todos os momentos, do início ao fim, do processo de ocupações estudantis na escola Tancredo Neves. Além de registrar este momento tão importante, o projeto possibilitou que os estudantes tivessem contato com o gênero fotodocumentário, o qual, pode ser muito utilizado no meio escolar.
Já as pibidianas Débora Funkler e Djênifer Santin Vassoler realizaram um projeto acerca dos gêneros notícia e artigo de opinião com a turma 101 do Ensino Médio Inovador. As atividades contemplaram os conteúdos do planejamento escolar para esta série, e dessa forma, os alunos foram convidados a ler, interpretar, reconhecer as características principais dos gêneros e produzir textos dessas tipologias.
As bolsistas Fernanda Pinheiro e Liliana Benitez realizaram um projeto sobre o gênero resenha com os alunos da 202 do Ensino Médio, entretanto, com os acontecimentos das ocupações estudantis que foram realizadas na escola, as aulas foram interrompidas e o projeto foi substituído por uma oficina, a qual, tinha como objetivo trabalhar escritores latino-americanos com os alunos de todas as turmas do segundo ano do ensino médio da escola.
Neste semestre, os alunos também tiveram a oportunidade de participar de um “círculo de leitura”, o qual, foi projetado e realizado pelas pibidianas Bruna Schaefer e Daniele Grigolo, sendo esta oficina, aberta para todo o público da escola. Nos encontros, eram debatidos livros e analises de leituras, além da realização de atividades de incentivo à leitura.
Em setembro aconteceu o projeto da “Feira de troca de livros na escola”, o qual, foi um sucesso, realizou-se em todo o dia 16/09 e no início do período da noite. No total foram 93 os livros arrecadados, 100 trocas de livros realizadas e 33 livros doados para alunos após o encerramento da troca. Houve também um sorteio de alguns livros, os quais, foram doados pela direção da escola. Para participar do sorteio, era necessário realizar uma contribuição espontânea de algum valor para o caixa de recursos do PIBID de Letras. O projeto da “Feira de troca de livros na escola” foi realizado pela bolsista Daniele Grigolo, e todos os demais pibidianos contribuíram para a organização e realização do evento.
O ano de 2016 se encerrou e restou a todos nós, envolvidos ao projeto, um sentimento de dever cumprido, onde, na medida do possível, todas atividades puderam ser encerradas com sucesso.
Escrito por: Bruna Schaefer
Comentários
Postar um comentário